quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Agregador: Esqueça dentaduras -- com esta nova tecnologia você pode cultivar dentes novos

Eu achei que este simpático roedor estava apenas mastigando um gostoso chiclete de limão, mas aquele negocinho verde é na verdade um dente totalmente funcional, fruto da bioengenharia, resultado de uma pesquisa com "terapia de regeneração dental" da Universidade de Tóquio (famosa pelo sistema de navegação puxador de orelhas).
Basicamente, este pequeno rato -- vamos chamá-lo de Jerry -- perdeu um dente e agora ganhou um novo com a ajuda de alguns cientistas:
Para criar o novo dente, os pesquisadores [...] pegaram células epiteliais e mesenquimais (mais ou menos 50.000 de cada) de um embrião de rato e cultivaram-nas juntas em um meio baseado em colágeno para criar uma pequena "semente de dente" -- uma massa de tecido que tem o potencial de crescer e se tornar um dente.
Essa massa de tecido foi implantada no ponto onde o antigo dente de Jerry costumava estar, e depois de 50 dias o roedor pode roer queijo normalmente de novo. O novo dente cresceu à mesma altura que os demais, é tão duro quanto eles e tem exatamente os mesmos nervos e veias.
Os pesquisadores esperam que este processo de bioengenharia um dia fará com que as dentaduras e dentes falsos se tornem obsoletos, mas eu acho que qualquer um que tenha assistido a Semana dos Tubarões no Discovery deve estar pensando outra coisa. [PinkTentacle]

Agregado de Gizmodo Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digita ai, se você quiser comentar... Não vale xingar a mãe do blogueiro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...