quinta-feira, 25 de agosto de 2011

NFC: encoste aqui e descubra

de R. Cônego Miguel Giacca, 2 - Criciúma - SC, 88801-030, Brasil

Gostou desse futuro? Ele vai ser constante em nossa vida.

Aproveitando os vários lançamentos da Nokia ontem, fiquei empolgado em escrever sobre essa inovadora e prática forma de transmitir dados, o NFC. Near field communication, ou comunicação em campo próximo em português, funciona exatamente como você viu no vídeo, apenas encoste dois aparelhos dotados de NFC para transferir o que está na tela naquele momento ou o que você escolher. Instântaneo e simples!

Logo do NFC
O NFC é uma forma de transmissão de dados meio até que parecida com o infra-vermelho, só que com mais velocidade e sem problemas de perder a conexão porque deu uma mechidinha no celular (quem não lembra dessa situação?!). Existente o NFC, o sistema operacional do seu smartphone (seja Android, iOS, Meego, Symbian Belle que esteja preparado) poderá compartilhar com o seu colega, fotos, vídeos, contatos da agenda, notas de calendário, cartões de negócios, as fases de jogos completadas... Efim, tudo o que os desenvolvedores pensarem a nível de dados, o NFC está pronto para ser encostado!

Encoste na etiqueta e receba
o link para o Facebook
Por essa característica segura de exigir a presença próxima do aparelho, a tecnologia será empregada para realizar os seus pagamentos, usar o smart como um cartão de crédito. Atráves do NFC pode-se também iniciar conexões Bluetooth, e Wi-fi, o que permite parear os aparelhos de forma menos exposta, pois agora você não precisa ficar vísivel a todos, apenas encoste naquilo que você deseja conectar-se (como ativar uma caixa de som ou um fone de ouvido Bluetooth apenas com toque). E atráves de etiquetas NFC, você poderá também receber links para uma página da Internet, quem sabe curtir a página da cafeteria no Facebook e ganhar um café grátis. O NFC também é oportunidade para os negócios

Neste texto acima usei muito o tempo futuro, pois aqui por essas terras tropicais talvez demore um pouco para vermos tudo isso, só que o fato é que tudo isso já é presente. Você pode conferir nesta página os modelos de aparelhos que já contam com o NFC, sendo que ai estão faltando o (pelo menos da Nokia) o N9, 600, 700, 701 que estão por vir. E destaco essa empresa, pois ela está investindo muito no NFC, trazendo a smartphones de custo médio (600, 700 e 701) essa tecnologia, ajudando essa nova maneira de fazer as coisas.

Gostou do que nos aguarda? Encoste aqui e acesse o http://www.nfc-hub.com/, para saber mais (em inglês).

Fonte de Imagens: NFC-hub e Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digita ai, se você quiser comentar... Não vale xingar a mãe do blogueiro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...