quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Ótimas primeiras impressões: Itautec N8635

de Criciúma - SC, Brasil
Brilhante, muito black piano, e algumas digitais
Venho me vangloriar mostrar para vocês uma bela sugestão de compra de notebook, ou melhor, laptop (notebook é coisa de brasileiro, assim como X-Salada), à quem está pensando em comprar um. Claro, para comentar esse laptop tenho que ter acesso a máquina, e tenho, a mais ou menos um mês. E posso dizer que venho me surpreendendo sempre a cada descoberta!

O Itautec N8635 é um laptop de performance da Itautec. Mesmo com um sucessor lançado recentemente, o N8645 (hum...!), ele é uma máquina atual, com componentes finos, de muita qualidade mesmo. Este é um ponto crítico a ser falado: marca vs. qualidade. Nós sabemos do pré-conceito que os brasileiros tem sobre marca, que o "nacional" não presta. Um grande erro, pois até o presente momento a Itautec (que tem 30 anos de mercado), para min é de uma excelente qualidade. 

Outras marcas como Positivo, CCE também sofrem desse filtro, contudo projetam-se para um nicho mais popular, talvez por isso são tachadas assim. Eu particularmente não gosto/não compro, principalmente quando eles enfiam os chipsets SiS que vem embarcados em algumas de suas máquinas.

Tenho trauma de placa SiS, horrenda GPU (se é que se pode chamar assim), terrível para Linux.

Mas com o advento das placas Intel, que são de bom custo/benefício(e qualidade) as empresas  estão mudando, e selecionando melhor seus componentes. Que assim seja!

Voltando ao N8635, como disse lá em cima, esse é um laptop "nacional". Evidente, uns 70% do produto são de marcas famosas que os brasileiros gostam. E eu também. Não sou um nacionalista a ponto de ignorar o bom trabalho externo, e vendo que são quase inexistentes opções de componentes brazucas. Eu realmente não conheço. Pode-se contar os produzidos no solo brasileiro.

Então fica a cago da Itautec montar e construir as partes externas, monitor, etc e etc. E nesse laptop a Itautec caprichou mesmo:
  • processador Intel Core 2 Duo T6600 de 2.2 GHz; 
  • placa-mãe Intel (não me recordo o modelo, e estou escrevendo em um Dell, veja que herege!);
  • 4 GB de memória RAM DDR2 de 800 MHz;
  • placa de fax modem;
  • placa de rede Realtec;
  • placa de sem fio Intel AGN, ENE! (olha que comprei por b/g!);
  • conexão Bluetooh 2.0;
  • HD Waster Digital de 320 GB de 5400 rpm (que pensei que era Samsung);
  • GPU Nvidia GT130M com 512 de memória dedicada;
  • muitas conexões, como estão nas imagens abaixo. Destaco HDMI e a replicadora de portas, muito útil (se tiver um replicador, coisa que eu não tenho...ainda);
  • WebCam de 2.0 mega pixel;
  • Dois microfones e saídas de áudio estério;
  • Placa de áudio Azália HD;
  • tela LCD de 15.4'';
  • acabamento em nego piano, preto brilhante, bunito pra caramba!! (mas suja, como todo ne... black piano!)
Lado Direito: entrada para Microfone, fone de ouvido, duas USB 2.0, Gravador de DVD, entrada A/C, e trava mecânica.
Lado Esquerdo: saída VGA, porta replicadora de portas, entradas de rede, fax modem, HDMI, eSATA/USB, Express Card e leitor de cartões SD, MS, MMC, MS_Pro.
Não é uma boa opção de mobilidade, pesando 2.7 kilos, e para isso temos os netbooks (tem Itautec também). Falando do nível atual de mobilidade, onde é tudo minúsculo, levinho e que cabe em todo lugar, porque claro que ele é um portátil. Para um notebook de força, são itens críticos, o peso, a bateria, tamanho. Contudo a bateria SIMPLO (empresa Duracell), consegue manter em uso mediano, sem configurações econômicas, 2h 10 min.  Também não faz praticamente ruído algum, mínimo do mínimo. Um mudo perto de alguns Dell que eu conheço...

O design é bonito e confortável. O teclado é simples, não é tipo flutuante (aquele com teclas largas e espaçadas) porém bom. O revestimento black piano no touchpad atrapalha um pouco, é bom levar uma flanela para viagens. Os grafismos enganam meus amigos pesando que ele seja um HP Pavilion, hehehe!

O portátil saiu por R$ 2.399, na loja ManiaVirtual.com (que recomendo também). Hoje, com o novo lançamento a Itautec, está por R$ 2.199.

Bom isso são primeiras impressões, espero que continuem assim! ;) Estudo não faltou, veja alguns sites para fazer uma boa compra:

Com Ubuntu!

2 comentários:

  1. Tenho um igual a esse desde Abril e também estou muito satisfeito, assim como você, também o recomendo como uma excelente compra. Porém, quando comprei o meu ainda não havia o N8645, que por uma pequena diferença de preço, ao meu ver, é bem superior. Enfim, estou muito feliz com o meu e ele atende a todas as minhas necessidades. Apenas um comentário ruim, é que atualmente ele vem fazendo muito mais barulho do que quando eu comprei, não verifiquei por nenhum software ainda, mas me parece que ele está aquecendo mais do que quando recente a compra.

    ResponderExcluir
  2. @Lipão, eu comprei o meu em julho. Logo em agosto saiu o N8645 veja só! Mas eu não me arrependo não, e as diferenças são suportáveis: a placa é ATI e tem mais memória, mas se você checar no Notebookcheck vai ver que elas tem pontuações nem tão distantes. O 45 tem mas espaço em HD, processador i3 (pegando o "mais ruinzinho") que tem 3 estrelas assim como o do N8635. Quanto ao aquecimento, recomendo você acionar a assistência da Itautec, mas em minha experiência ainda não tive esse problema. Abraço!

    ResponderExcluir

Digita ai, se você quiser comentar... Não vale xingar a mãe do blogueiro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...