sábado, 27 de agosto de 2011

Em Prosas: Tito Carvalho - Apaixonado por Orleans

de Lauro Müller - SC, Brasil
Agulha no palheiro: essa foi a única foto de Carvalho que encontrei.

Hoje a sessão Em Prosas está um pouco diferente, não compartilhando um texto meu, e nem sequer um texto (infelizmente), mas sim uma ajudar a aumentar o conteúdo na rede sobre o autor regionalista Tito Carvalho. O material compilado fala sobre um autor de crônicas e poesias da região de minha cidade natal (Lauro Müller, que é vizinha de Orleans), que é muito, muito é difícil de encontrar, principalmente na rede.

Agora falando um pouquinho sobre Tito Carvalho: nascido em 4 de Janeiro de 1896, na cidade de Orleans, foi um apaixonado por esta cidade que sempre levou a todos os lugares em que passou. Ele praticamente viu a cidade ser construída, principalmente porque seu pai era presidente da comissão de fundação de Orleans, o que ainda mais (ou fez) que ele tivesse essa forte ligação com a terra de origem.

Suas obras mais relevantes foram “Bulha d'arroio” e “Vida salobra”. E foi trabalhando em vários jornais catarinenses como a extinta Gazeta Orleanense, Jornal Fiscal em Tubarão, o Albor em Laguna e no até hoje existente Diário da Tarde de Florianópolis, que Tito agregou conhecimento e técnica para emoldurar o extremo do extremo sul em suas obras.

Foi um trabalho de escola, e tive trabalho para conseguir informações acerca dele. Porém a dificuldade era tanta que nem consegui ter acesso a um texto. Espero que esse trabalho que disponibilizo lhe ajude no mínimo a começar na sua árdua pesquisa.

Tito Carvalho - Um apaixonado por Orleans (2,7MB)

UPDATE (27/08 22h 45min): Que bom! Da época que criei a apresentação até agora mais algumas informações surgiram e estão nestas páginas:

#BibliotecaAllPress - "Vida Salobra" (Tito Carvalho)
Flickr - All Press Comunicação

Setenta anos de “Bulha d’Arroio”, de Tito Carvalho
A Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digita ai, se você quiser comentar... Não vale xingar a mãe do blogueiro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...