quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Como Steve Jobs mudou nossa vida

de Criciúma - SC, Brasil

"As pessoas não precisam entender como é feito o telefone, elas só precisam pegar e dizer: 'Alô?'".

Iniciando com essa sensacional  frase de Steve Jobs, frase que juntamente com outras frases, levo para a minha carreira na tecnologia da informação. Steve Jobs faleceu ontem, como o mundo todo soube em pouco segundos, vítima de um tipo raro câncer de pâncreas que vinha desde 2003 tratando. "E eu nem sabia o que era o pâncreas!", disse Jobs em uma palestra para formandos de Stanford, na Califórnia publicada no especial de tecnologia da revista Veja de 2006 (veja aqui, mas não vá embora ainda).

Meu método de homenageá-lo será aqui mostrar como sua paixão pelo design, simplicidade mudaram e mudam a computação como um todo.



Primeiro iPod (fonte:wikipédia)
Veja também:
Ele fez as pazes
Eu recomendo: Piratas do Vale do Silício - Resenha

Jobs mudou a forma que ouvimos e compramos música. Aqui falo do primeiro produto que trouxe a Apple da quase falência para a maior empresa de tecnologia do mundo, o iPod. Numa época que a Sony imperava com seus Walkmans e Diskmans, Steve mostrou o seu tino de ideias simples (e talvez já até existentes), colocando o tocador de MP3 no mercado.

Voltando mais atrás, os Macintosh foram os primeiros computadores pessoais a investir na interface amigável com o usuário, e melhor criando um contato visual com o ser que está atrás da tela. A Apple representa o embelezamento, suavização das linhas de nossos computadores, a beleza mesmo. Até antes disso a computação era feia, sisuda, com cara de pouco amigos, não se mostrando uma ferramenta natural para as pessoas.

Macintosh e IBM PC (fonte:winkpédia_sabbatini.com)

Apesar de nunca ter tido nada da Apple, usar um PC e adorar os aparelhos da Nokia, o empreendedorismo de Steve Jobs chegou a mim de outras formas, basta ver o que acontece a cada versão o sistema operacional Ubuntu que uso. As recentes versões vão muito de encontro com o que deu certo no mundo Mac, não se que seja uma cópia, mas podemos entender como uma inspiração no minimalismo e design apurado com o usuário.

Loja de aplicativos é um conceito antigo no mundo Linux (os gerenciadores de pacote), porém com a Apple que a ideia cresceu e ampliou-se comercialmente.

O mundo da telefonia e computação móvel também foi afetado pelo efeito Jobs. Em 2007 o iPhone foi apresentado ao mundo, e nunca se vira algo parecido no mercado. Um touchscreen para ser tocado com um dedo (não com uma caneta) e a tela que virava sozinha ao girar o aparelho, impressionou a mim e a muita gente. Pronto, naquele momento tudo virou. Antes do iPhone, telefone inteligente era coisa de rico empresário, hoje é elemento cada vez mais presente na vida de todos.

A Nokia representava todo esse mercado naquela época, e sua posição estável fez a finlandesa parar para tirar um cochilo enquanto a Apple vinha passando devagar, mas nem tanto. De dura forma, Jobs fez com que a Nokia voltasse a fazer os grandes inovativos aparelhos que sempre fez. Exemplo são os novos aparelhos com NFC, Symbian Belle e o icônico N9.

N8, iPhone 4 e N9. Steve e seu iPhone fizeram com que a Nokia ser reinventasse tanto no software, quanto no hardware. N9 é um marco para a empresa.

Tudo o que mostrei aqui é fato, você não pode dar o braço a torcer. E que seja todo o ponto aumentado sobre Steve Jobs, ele merece a lembrança por trás de todos esses "exageros". Não vejo Steve como o cara que inventou isso ou aquilo, e sim uma pessoa capaz de apostar em grandes ideias de baixa complexidade. Realmente um cara que pensava diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digita ai, se você quiser comentar... Não vale xingar a mãe do blogueiro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...