sábado, 15 de outubro de 2011

O Curioso: Qual a resolução do olho humano?

de Lauro Müller - SC, Brasil
Você seria capaz de enxergar uma bela imagem como essa?
(fonte: wallpaper Ubuntu 11.10)

Continuando na linha de comparar os seres de carne e ossos, com o seres de metal, vamos a mais uma questão simples e interessante: quantos megapixels teria o seu olho, hein? Pergunta difícil, e você pode até pensar que as máquinas digitais podem estar muito a frente de nós, mas é bem ao contrário.

Confira também:

Bastonetes, células fotossensíveis localizadas na retina.
(fonte: wikipedia)
Como você já leu em postagens anteriores, aproximar homem e máquina é uma tarefa difícil e imprecisa, isso pois nosso olho é bem diferente de um chip de captura. Podemos estimar que temos a capacidade de 250 MPX, baseado num número médio de bastonetes, as células responsáveis pela captura de luz do nosso olho. Esses bastonetes, responderiam na comparação, como cada ponto de uma foto (pixel). É superiormente maior do que qualquer Nikon ou cameraphones como o Nokia N8.

Bom, isso quer dizer que meu olho captura melhor as imagens do que uma câmera? Não, não é bem assim.
 Bem como na hora de comprar uma câmera não se deve apenas olhar a quantidade de megapixels, as câmeras digitais tem outros componentes e tecnologias que criam imagens tão vivas quanto vê-las ao vivo. Entre qualidade das lentes, abertura da imagens, algo muito importe de comparar é a ISO.

A ISO é um fator de sensibilidade da câmera. Bom, mais que tipo de sensibilidade? Quanto maior for a ISO da máquina, mais definidas estarão as diferenças entre os tons, claro e escuro, sendo muito importantes, já que tudo o que identificamos é pela sua luz e sombra. Afinal, ninguém tem borda como nos desenhos animados! Enquanto uma câmera comum pode ter isso altos como 3200, nosso pobre olhinho não passa de ISO800.

Isso é que dá a grande diferença. O único problema é que ninguém consegue tirar foto com o olho para fazermos uma comparação melhor, rs.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digita ai, se você quiser comentar... Não vale xingar a mãe do blogueiro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...