terça-feira, 20 de setembro de 2011

O Curioso: Qual o tamanho do cérebro em comparação a um HD?

de Criciúma - SC, Brasil
Fonte: umhomembaixo.com
Essa sempre foi uma curiosidade que tive, nunca havia encontrado a resposta: você já pensou, caro leitor, se seu cérebro fosse um HD, quantos giga, tera, pentas ele armazenaria?

É uma resposta difícil de se dar, praticamente impossível na verdade. Isso pois o nosso cérebro tem um hardware e um software totalmente deste que está em sua frente agora. 
Mas quem arrisca estimar o tamanho de nossa massa cinzenta é o professor de bioquímica da Faculdade de Connecticut (EUA), Robert Birge, calculando em 10 terabytes de informação que poderiam ser armazenado na nossa cachola.  Algo bem pequeno, se comparado alguns servidores do Google.

Porém, vale ressaltar que o jeito que o cérebro armazena as informações e quanto ele pode armazenar, é uma área muito desconhecida para a ciência ainda. A complexidade cerebral é um nível bem diferente da área computacional, por exemplo, nosso HD não guarda todos os detalhes não, são armazenados fragmentos de informação:

"O cérebro guarda apenas fragmentos do que aconteceu e, na hora de montar o quebra-cabeça das lembranças, contam as emoções e a maneira como a pessoa percebeu o fato ocorrido."
Luiz Eugênio Mello, neurologista da Unifesp.

E quanto mais fragmentos são armazenados, e mais conexões entre eles são feitas, maior será a nossa capacidade de armazenamento.


Bom, o que realmente dá para comparar entre nós, homens e máquinas, é a disposição das memórias. Assim como o computador, temos uma memória volátil (RAM) e uma memória permanente (HD). Neste momento, esta página e tudo do seu sistema (seja qual plataforma for, PC, móvel) está na memória RAM, e a princípio, ficará por lá enquanto estiver ligado. 

Quando desligamos esse aparelho, todas as alterações feitas serão passadas para HD*, o mesmo funcionamento da hora que você se desliga, ou seja dorme. Nesta hora o cérebro continua trabalhando e organizando informações, atividade que também pode ser vista a exemplo dos sonhos.

Ufa! Quanta informação viu? Bom não há o que se preocupar, não irá faltar espaço para você armazenar isso, e nem terá que desembolsar nenhum tostão para aumentar a sua capacidade de armazenamento! Continuem expandido as suas capacidades!

*Há exceções, muitas alias. Nem sempre os softwares modernos fazem esse tipo de rotina, comumente eles definem o seu próprio tempo de gravação no HD por segurança, pois vai que falta energia? Coloquei daquela forma no texto apenas para fazer a comparação.

Referências: Superinteressante e Galileu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digita ai, se você quiser comentar... Não vale xingar a mãe do blogueiro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...