domingo, 4 de setembro de 2011

Nokia C3: para ser social

de Lauro Müller - SC, Brasil
A empunhadura permite a operação confortável.
Embora tenha tido possibilidade de escrever com propriedade sobre o Nokia C3, fiquei postergando essa publicação por muito tempo. Porém nestes mais de 6 meses que estou com o presente da Nokia Brasil, o qual concluo o agradecimento com essa postagem, pude ainda melhor entender esse aparelho. Sem mais delongas, vamos a ele.

Para ser social: este é o objetivo deste aparelho. E devo esclarecer é um celular com jeitão de smartphone, mas não chega a ser. Aviso isso pois muita gente já se decepcionou comprando um C3 achando que ira ter um iPhone. Nesta situação é muito bom saber o que se está comprando para não haver arrependimentos. 


Tela inicial personalizável.
O Nokia C3 é um aparelho que, se comparados aos outros teclado completos da concorrência, ganha disparado. Isso porque, como já disse, ele traz elementos de aparelhos mais complexos, como o destaque a Loja. Nenhum celular concorrente nesta faixa contém um centro de programinhas para instalar e aumentar as funcionalidades do aparelho. Exemplo, com o aplicativo s40Reader eu posso ler documentos em Word e PDF, função que não existe originalmente nele. Entre gratuitos e pagos, você pode obter novos jogos, programas para redes sociais, temas para mudar a cara do sistema, toques, enfim, tornar o seu C3 mais adaptado a você.


Com um cadastro você pode aproveitar vários apps diferentes.

Para cumprir a função social desde o início, o C3 conta com aplicativos para as redes sociais Facebook, Twitter; para ler e-mails com Gmail, Yahoo, Hotmail, Ovi (serviço de e-mail Nokia); bater papo via MSN (Live Messenger), Gtalk, Yahoo, Ovi Chat.
Gerencie várias contas.

O Comunidades abriga as contas de Twitter e Facebook. Isso mesmo, as contas, você pode gerenciar mais de uma ao mesmo tempo. A parte do Twitter é mais básica, dá para postar e ler, ver as menções, ver os tweets favoritos, acessar as DMs e visualizar perfils. Porém outras funções como retuitar, pesquisar hashtags, seguir pessoas, você não conseguirá até o momento. O motivo de dizer isso é que o Nokia C3 recebe atualizações no seu software, podendo ser atualizado direto no aparelho ou via PC, o que pode incluir mais funções e correções de erros do sistema do aparelho. Contudo você pode baixar na Loja o aplicativo Snaptu, que proverá tudo isso.

Apesar a interface amigável, o app não é muito completo.

Em contrapartida, o aplicativo do Facebook manda bem, você pode comentar, curtir, postar e visualizar fotos, postar no mural de outras pessoas, adicionar amigos, e inclusive ligar para o seu amigo (caso ele tenha cadastrado o número) diretamente daquele ponto.

Acesso ao mural, inclusive com filtros.

Agora se o seu assunto é bater papo, o Nokia C3 conta um leque bem grande de serviços de chat, tendo até o chat para quem criar uma conta Nokia. Falando um pouco sobre ela, se você tem outro aparelho Nokia, sabia que é possível sincronizar os compromissos do calendário, as notas e os contatos, mantendo tudo igualzinho automaticamente, e podendo gerenciá-los via internet. Pode servir assim também como uma cópia de segurança. 

Você pode conversar em vários serviços.

Voltando a falar sobre o chat, nele pode-se adicionar, bloquear, remover contados, inserir emocations, alterar status do perfil, ainda deixa o programa rodando em segundo plano, enquanto faz outras tarefas, sendo apenas interrompido quando alguém falar com você. Esta é outra diferença do C3 para para um smartphone real, a multitarefa. Ela significa o seguinte, parar qualquer programa a qualquer momento e alternar entre eles. No C3 os e-mails, chats, comunidades, radio FM e música podem ficar em segundo plano.

Recargas, rs.

Por falar em chat, uma forma muito legal do C3 organizar os seus SMSs é como uma conversa com o contato, como se vê acima.

Para os emails, consegue-se fazer as tarefas rotineiras de uma conta de e-mail, enviar, receber, incluir um anexo, nada muito diferente do comum.
Organização do aplicativo de e-mail.

Bom, falando bem sobre as características marcantes deste aparelho no software, agora é a vez do hardware. O Nokia C3 trás o renome de uma das maiores fabricantes de celulares do mundo. O design é bonito, e as costas metálicas dão um ar ainda maior de elegância. Apesar de ser um pouco maior do que as pessoas estão acostumadas, o C3 fica justo e leve na mão. Alguns criticam a pintura das direcionais que eventualmente descascam, porém nas mãos deste que vos escreve, somente agora pode-se ver um pequeno ponto. Porém, cuide bem dele, principalmente as garotas com seus brincos, pois isso pode arranhar a tela dele.

Tampa metálica que dá mais sofisticação ao C3.

No kit do aparelho inclui-se um cartão de 2GB, fone de ouvidos com fio, uma bateria que dura muito, algumas vezes uma semana longe do carregador (mas lembro que o meu ritmo é dividido com o Nokia 5530). O cabo USB, o Bluetooth, Wi-fi completam a conectividade do C3, podendo assim transferir as fotos, vídeos e músicas com e sem fio, além de se conectar a internet sem gastar seus créditos.

As entradas micro-USB e cartão de memória são protegidos por capa.

Espero que tenham gostado desse texto, que com certeza deixou alguns pontos de lado, mas que você sempre pode perguntar nos comentários.

4 comentários:

  1. Olá Ana,

    Existe uma opção em Menu > Configurações > Segurança > Restrições de Chamada, onde teoricamente seria possível bloquear as Chamadas Recebidas. Teoricamente, por que não testei a função, devido a uma requisição de senha (creio que deve ser da operadora).

    Outra opção é encontrar um aplicativo na Nokia Loja, se houver, que faça tal trabalho. Se descobrir algo a mais posto no blog.

    Muito obrigado pela leitura!

    ResponderExcluir
  2. Como posso inserir o blacklist (lista negra) nesse C3, preciso urgente desse serviço nesse celular. Você sabe como posso inserí-lo? Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Como fecho os aplicativos que ficam abertos em segundo plano no nokia c3?

    ResponderExcluir
  4. Só é possível fechar aplicativos quando é aberto novos programas que podem encher a memória do aparelho. Então o dispositivo irá perguntar qual dos programas em segundo plano deverá ser fechado.

    ResponderExcluir

Digita ai, se você quiser comentar... Não vale xingar a mãe do blogueiro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...