sexta-feira, 1 de julho de 2011

FISL12, Lego, Maddog, Realidade Aumentada

de Porto Alegre - RS, Brasil
Passeando pelos estades do FISL!

Novos e esquisitos Tux...
Segundo dia de FISL12, e a qualidade das palestras se mantém, na minha humilde opinião. Hoje trago para vocês mais vídeos e fotos do 12º Fórum Internacional de Software Livre, destacando as boas palestras de hardware, realidade aumentada na plataforma Linux, Projeto Cauã de John "Madddog" (o cachorro-louco) e outras coisas mais.

... e ???.
Duas palestras, uma qual segue trecho em vídeo abaixo, sobre o hardware foram muito interessantes. Tatiana Al-Chueyr, da Globo.com, apresentou como desenvolver robôs a partir do "brinquedo" Logo Mindstorms, uma evolução do Lego tradicional que permite fazer coisas bem interessantes. Já ao lado de seu parceiro (casal, de verdade) Álvaro Justen, apresentaram-nos uma
Guitarra estilo GuitarHero para FretsOnFire usando como base o Arduino. Arduino para que não conhece pode ser definido singelamente de Hardware Livre. Veja a demonstração abaixo:




Outra palestra que me chamou muito a atenção e a de muita gente, já que ela lotou, mostrou a de Desenvolvimento em Realidade Aumentada na Plataforma GNU/Linux. A realidade aumentada dá a possibilidade de símbolos no mundo real, conterem um conteúdo, em 3D principalmente, a ser visualizado de forma digital, quase um QR-Code. No estande da Caixa, o também palestrante Alessandro de Oliveira Faria (NETi), desenvolveu um game em realidade aumentada que consiste em guiar um personagens por escadas e portas, apenas movimentando o cubo em diversas inclinações. Vejam e entenderam melhor:




Maddog na apresentação.
Protótipo do Thin-client.
Por fim, John "Maddog" Hall da Linux Institute, apresenta o seu Projeto Cauã. Com um apelo muito ecológico, Cauã quer trazer para dentro dos apartamentos dos grandes centros, dispositivos que subistuiriam o PC comum (Thin-client), conectados via Internet com o um servidor no porão de cada edifício. E uma pessoa seria o suporte e o gerente ao mesmo tempo, sem interferência de terceiros, apenas com a orientação do Cauã no desenvolvimento da sua solução. Simples ideia, mas Maddog é um nome de peso e tenho certeza que muitos foram lá só para vê-lo, rs!

Um comentário:

Digita ai, se você quiser comentar... Não vale xingar a mãe do blogueiro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...