quarta-feira, 29 de junho de 2011

FISL12, Qt e Nokia N9

de Porto Alegre - RS, Brasil

Primeiro dia no FISL12 foi muito proveitoso e excitante. Quem acompanha o meu Twitter, viu que estava postando ativamente cada passo que dava no evento. Hoje, além de ser o primeiro dia no FISL, também foi o dia do Meego, ou o #MeegoDay. E é claro que fui acompanhar as palestras, já que tem tudo a ver com mercado móvel e com o recente lançamento da Nokia, o N9.

As palestras trouxeram um bocado de novidades sobre Qt e Meego, a exemplo de que a Intel irá anunciar nas próximas semanas um novo parceiro no Meego, para fazer as vezes da Nokia. Eu aposto na LG, pois ela já apresentou um protótipo no início desse ano. Pois bem, entre uma palestra e outra, vistando os estandes, encontrei o N9 estande do Meego, e claro não pude deixar de testá-lo.

O próprio Knut Yrvin, gerente de comunidade da Nokia, estava disponibilizando o seu Nokia N9 para todos testarem (se você estiver no evento, é possível que ele esteja lá amanhã). No verso do aparelho identificava-se que ele era um protótipo, mas isso não foi atrapalhou em nada. Testando o aparelho comprovei a facilidade e intuitividade que a Nokia deu a essa versão do Meego, já que essa não é a interface padrão. O aparelho é rápido e responde bem aos deslizes na tela, assim como a alternância entre as homescreens e apps abertos no aparelho.

Como o aparelho era dele, não dava para ficar testando os apps como Twitter ou instalando novos. Ainda mais eu no meu português e ele no seu inglês. Mas testei o Angry Birds, o navegador, e a câmera, além de deslizar em outros menus.

Destaque a número de girafinhas (e eu era uma!) em volta do Nokia N9. Todos esticavam o pescoço para ver, e até Jon Melamut da Canonical (que faz o sistema operacional Ubuntu), passou por lá e gravei a sua experiência. O papo é em inglês, e pouco entendia do que eles falavam, mas fica algo a mais para vocês também sentirem o Meego e a interface da Nokia. Seguem fotos também (clique para ampliar).



Inscrição marcava o aparelho como protótipo.

Acessando o Eu de Bom Humor no navegador.

Versão especial do AngryBirds para N9, com suporte a NFC.

A Ovi Nokia Store, :P.

Controles de acesso rápido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digita ai, se você quiser comentar... Não vale xingar a mãe do blogueiro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...