quinta-feira, 5 de maio de 2011

O Curioso: Como se sabe que um animal é extinto?

de Criciúma - Santa Catarina, Brazil

O Tucano-do-bico-preto é um exemplo
clássico de animal em extinção de nossa fauna.
Você já se perguntou, como saber seu alguma coisa existe ou não sem saber onde ela está, ou por não vê-la? Não esse texto não tem nada a ver com Deus, ETs, e outras coisas sobrenaturais, mas sim sobre o animais que andam sumindo pela face da terra. Como se declara que uma raça animal está completamente extinta?

Segundo Craig Hilton-Taylor, que faz a lista dos animais e plantas em processo de extinção - Red List, a determinação de que o último ser vivo de uma espécie pereceu não é uma ciência exata. Hoje a lista contém 707 declaradas como extintas. Através do levantamento de dados sobre a espécie, suas ameças (diga-se homem também), estatísticas históricas e atuais, o IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, em Inglês) cria uma projeção da longevidade da espécie. E somente quando, através desses dados cruzados, não há duvidas entre os especialistas o animal é declarado extinto. , e

Acesse a Lista do Animais em Extinção (em inglês).

Já o Pau-Brasil é um exemplo de flora.
Atualmente, somente 56 mil espécies estão relacionadas quanto a sua preservação, das 1,8 milhões de espécies de seres viventes neste mundo. E não precisa ser um renomado cientista ou pesquisador para contribuir ao IUCN aumentar essa lista, qualquer pessoa pode enviar um estudo. Porém ela deverá seguir uma rigorosa cartilha, levantando dados de população, área ocupada, redução de indivíduos, entre outros dados que podem levar meses ou até anos a serem preenchidos.

O mais curioso é que, assim como Jesus obteve a ressurreição, animais extintos já foram e voltaram do outro lado. O caso do Pica-pau-bico-de-marfim, da Minhoca-gigante-de-washington e do Celacanto. Este último é peixe foi considerado extinto no período Cretáceo, coisa pré-histórica mesmo, mas foi voltou vivinho em 1938. Não é a toa que citei religião, esse fenômeno é chamado de Táxon Lazarus, ou túmulo de Lázaro em Latim, homem que segundo conta a Biblía teria sido ressuscitado por Cristo.

E que outros seres voltem. Graças a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digita ai, se você quiser comentar... Não vale xingar a mãe do blogueiro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...