quarta-feira, 2 de março de 2011

O Curioso: Porque balançamos os braços enquanto andamos?

de Criciúma - Santa Catarina, Brazil
Fonte: Vila Mulher
Hoje trago de volta uma série que gostava muito aqui no blog, mas por algum motivo deixei ela esquecida lá atrás. Aqui trago perguntas simples, intrigantes, aquelas que você nem se da conta que estão por ai, respondidas com o humor e leveza deste periódico.


Bom a pergunta que faço a você hoje, você já caminhou, andou ou correu hoje? Já notou o que você sempre faz nestes três tipos de movimento? Sim, balançar os braços! E já se perguntou por quê?

Por muito tempo este fato era explicado apenas como resquício do andar quadrúpede de nossos antepassados, os primatas. Contudo num recente estudo da Universidade de Michigan (EUA), e da Universidade de Tecnologia de Delft (Holanda), biomédicos chegaram a conclusão de que o movimento dos braços nos dá um ganho em energia.

Explico melhor comparando: andar com os braços colados ao tronco, o que exige um esforço de controle, nos faz gastar 12% a mais de energia dos músculos em comparação ao andar comum. A pesquisa mostra ainda que fazer os movimentos ao contrário (anti-balanço) aumenta esse gasto a 26%! A grande vantagem em  alternar os movimentos entre braços e pernas está na suavização dos passos e no movimento das pernas, o que rende uma economia no gasto energético dos músculos.

Hoje andamos com mil coisas na mão, tipo, celulares, bolsas, players, o que pode prejudicar o andar correto (experiência própria, deu dor nas costas!), além de ficar em distração e acontecer acidentes (experiência própria, não vi o placa do ponto de ôníbus!). Então, agora que terminou de ler, continue o seu dia balançando sempre!

2 comentários:

Digita ai, se você quiser comentar... Não vale xingar a mãe do blogueiro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...