terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Solução de erro "Cancelando a instalação" de aplicativos Qt em Nokia

de Lauro Müller - SC, Brasil
Pobre Qt, por causa do Nokia Smart Installer não conseguia se instalar.

Meu problema começou após a ultima atualização para a versão 40 do software do meu 5530, sendo necessária uma restauração das configurações de fábrica, mais conhecido nos fórums como hardreset. Ao reinstalar os meus apps preferidos, a instalação de alguns deles nunca concluía, sempre retornando um gélido "Cancelando a instalação". Se você também está com esse erro, aqui pode ter um jeito solucionar isso, não resolver em si, mas contornar o problema.

Primeiro de tudo você deve entender porque a instalação desses aplicativos como Molome, Foursquare, e todos os outros que tem essa mensagem...
"Durante a instalação, talvez seja solicitado que você faça o download de uma grande e única atualização para o software do telefone."
...diferem dos demais apps da Loja Nokia: eles são feitos em Qt. O Qt é um framework de desenvolvimento para Windows, Mac, Linux, e os celulares Nokia. É graças ao Qt os desenvolvedores começaram a voltar os olhos para o Symbian (sistema do 5530) novamente, principalmente pela sua facilidade e potencialidade.


Explicando melhor, a instalação de um app em Qt funciona assim: as bibliotecas Qt e demais dependências são baixadas através do assistente Nokia Smart Instaler (NIS), sendo que só após a instalação destes que o aplicativo desejado é instalado. O erro ocorre quando é a vez do pacote PIPS. Por algum motivo, nesta versão o PIPS não consegue se instalar, cancelando assim a instalação do restante dos pacotes e do seu aplicativo, por conseguinte.

Tomando a minha breve intimidade com o desenvolvimento Qt, sabia que era possível instalar Qt manualmente, e que o Smart Instaler é um recurso opcional ao desenvolvedor, uma facilidade para instalar todos esses pacotes. Por exemplo, o aplicativo de Twitter TwimGo não usa o NIS. Logo basta instalar o Qt e remover o NIS de cada arquivo de instalação Symbian (.sis, .sisx, .dm).

Agora que você já está formado em Qt, vamos meter a mão na massa (mas tem que ser em Windows, ok?)!

Passo 1: Baixe o seu aplicativo na Loja Nokia através do seu computador, acessando a página do aplicativo e editando o link, adicionando um /download após o código dele.


Passo 2: Baixe o programa SISContents neste link, extraia o .zip e abra o arquivo extsis.exe.



Passo 3: No programa, abra o arquivo que você baixou anteriormente, e logo em seguida clique em extrair.


Todos os arquivos extraídos ficam no Meus Documentos, na pasta SISContents, mas uma janela com a pasta exata irá saltar a tela neste momento. Encontre a pasta import, nela haverá o instalador do seu app sem o Smart Instaler. Geralmente ela fica em /private/0000XXXX/, como no exemplo abaixo.

Passo 4: Transfira o arquivo da pasta import para o seu aparelho, marcando a pasta onde ele foi colocado, pois depois você irá abri-lo para efetuar a instalação.

Passo 5: Baixe este aquivo contendo o Qt mais recente para 5530 (e outros Symbian^1: N97, 5800, 5230...) na data atual do post. Depois de descompactar o .zip, transfira estes três arquivos para o seu aparelho também.

Atenção: procurarei atualizar esse arquivo, mas sem compromissos. Um lugar onde sempre haverá o Qt mais recente é na sua SDK (kit de desenvolvimento). Baixe ela em qt.nokia.com, instale e na pasta onde ele foi instalado (geralmente QtSDK), navegue em /Symbian/sis/Symbian^1/Qt e /Symbian/sis/Symbian^1/QtMobility/, para encontrar esses mesmos pacotes em suas versões mais recentes.

Passo 6: Dentro do aparelho neste momento devem estar os seguintes pacotes: qt.sis, qtwebkit.sis, qtmobility.sis e o seuapp.sis. Vá instalando exatamente nesta ordem, observando que o primeiro pacote (qt.sis) pode baixar mais alguns da Internet.

Se tudo ocorreu bem até aqui, parabéns, você conseguiu instalar seu aplicativo! Como cortesia, vou deixar esses aplicativos aqui prontinhos para ser instalados: AudioBoo, Facinate, Foursquare, Molome. Lembre que para cada aplicativo da Loja Nokia que tiver a mensagem citada lá em cima, você deverá repetir do passo 1 ao 4. 

É um pouco trabalhoso, mas quebra um galho enquanto os caras lá na Nokia não corrigem isso. E claro, se tiverem dúvidas, deixem nos comentários que eu irei responder, aprimorando o tutorial se necessário.

UPDATE (17/03/2012): Após as últimas atualizações da Loja Nokia, este erro parece ter sido resolvido. Já reinstalei várias apps e todas elas estão sendo instaladas corretamente até o momento. 

12 comentários:

  1. eu tou tentando baixar aki, mas aparece o icone do programa mas nao entra dentro dele

    ResponderExcluir
  2. Que parte especificamente você não está conseguindo Marcos?

    ResponderExcluir
  3. consegue instalar o molome? O meu 5530 tambem ta na v. 40 e o molo é o unico que da erro na instalacao...

    ResponderExcluir
  4. Cara valeu mesmo. Graças ao teu post consegui instalar os apps em Qt no meu 5530, que depois que atualizei pra ultima versão, tava dando pau na instalação.
    Valeu mesmo cara!
    Abraço!!

    Luiz Paulo

    ResponderExcluir
  5. Fico muito feliz em ter ajudado Luiz! Fique a vontade para qualquer dúvida e para explorar o blog também.

    ResponderExcluir
  6. ate deu certo no meu, eu tenho um nokia c5-03 mas na hora de logar agora no foursquare ele da um outro erro :( " ssl handshake "

    ResponderExcluir
  7. no meu esta dando memoria cheia, sendo que eu já apaguei tudo !<-- =)

    ResponderExcluir
  8. eu tenho um nokia n8 e deu certo + eu so deszipei o fouraquare. sys

    ResponderExcluir
  9. Tenho Nokia 808 PureView tem com problema (falha no instalação) FDP

    ResponderExcluir
  10. Então eu tenho um Nokia c5-03 e não estava conseguindo instalar o Molome (detalhe eu já tinha o app porem tive que exclui-lo e agora gostaria de voltar a usa-lo) e vi aqui e fiz tudo certinho e consegui instalar o Molo, mas agora o app não abre, gostaria de saber se poderia ajudar em algo ou sei lá

    ResponderExcluir
  11. Olá Marcelino! Não tenho mais nenhum aparelho com Symbian, assim não sei o que posso te recomendar, pois não tenho como testar. Tente ver com a Nokia, sei que o foco deles é Windows Phone agora, mas quem sabe.

    ResponderExcluir

Digita ai, se você quiser comentar... Não vale xingar a mãe do blogueiro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...