terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Eu recomendo: scripter Trelby e Os Fenícios

de Lauro Müller - SC, Brasil
O Eu recomendo hoje vem pouco diferente, também cabendo um Em Prosas. Pois além de dar uma dica para quem é escritor de teatro, filmes, ou vídeos de Internet, ou ainda está fazendo algo assim para a escola (como era o meu caso), vou compartilhar mais uma produção minha.

Conheci hoje mesmo um programa para composição de scripts, dando suporte a cenas, locais, personagens e uma porção de outras funções. O Trelby, que pode ser baixado neste link, me ganhou por sua objetividade e o foco que ele dá a tarefa de escrever. Ele é um projeto opensource (gratuito), rodando em Windows, Linux e Mac (futuramente).

Um ambiente para dar destaque a obra que está sendo desenvolvida.
Basta abrir o Trelby e começar a digitar, facilmente alternado entre os estilos Cena, Ação, Personagem e Diálogo, utilizando apenas um <TAB>. Ele conta com uma ajuda que dá exemplo para cada uma dessas funções, além de vir como um modelo de texto para observar. A língua pode ser um problema, já que ele está disponível apenas em Inglês. Contudo ele é um projeto novo, começou ontem na verdade, e novas línguas estão por vir.


Celtx peca pelo aspecto fechado.
Quem é mais habituado com esse tipo de ferramenta, pode dizer que o Celtx é muito melhor. Fato, o Celtx tem uma profundidade maior nos detalhes para cada personagem, objeto, cena, etc., mas ele peca na sua interoperabilidade, sendo que só salva e abre no seu formato próprio (ao menos na versão free). Já o Trelby importa do Final Draft e arquivos de textos formatados (.txt), sendo que na hora de salvar a obra você escolher entre o formato próprio, texto formatado, HTML, RTF e PDF!

Outra coisa que fascina no Trelby é a sua capacidade de gerar relatórios estatísticos com a porcentagens de falas de cada personagem além de outros relatórios como o de presença de cena.

No Trelby, você pode tirar relatórios para saber se personagem principal é a principal realmente.

Para você ler e testar Trelby, segue abaixo o texto de uma pequena peça teatral que fiz no meu Ensino Médio, falando sobre Os Fenícios para a disciplina de História. A história, que se assemelha a um sitcom, mostra a família do egocêntrico Rei da Fenícia, Teobaldo V, falando sobre a cultura daquela sociedade. Claro que os nomes são fictícios, mas o conteúdo é bem verisímil, inclusive a parte que fala sobre uma possível viagem dos fenícios a América, ao Brasil mais especificamente. Só não completamente porque ela é cômica, como você vai perceber.

Baixe em PDF.                 Baixe em Trelby.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digita ai, se você quiser comentar... Não vale xingar a mãe do blogueiro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...