quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Elop voltando para a Microsoft e levando parte da Nokia junto?

de Lauro Müller - SC, Brasil
Tchau.

Fechando (ou não) assunto que puxei no Twitter, principalmente para os seguidores que não estão por dentro do assunto, a postagem de hoje busca discutir esse rumor que vem se intensificando nos últimos messes: a venda do setor de smartphones da Nokia.

Conta Eldar Murtazin do Mobile-Review atráves da sua conta no Twitter, que hoje os CEOs da Nokia e Microsoft, Stephen Elop e Steve Ballmer, estariam em Las Vegas acertando os últimos detalhes da venda da divisão de smartphones da finlandesa, sob a desculpa de uma reunião sobre a CES (evento que acontecerá na cidade). Conhecido pelo seu ódio contra a Nokia (o que põe em cheque um pouco a sua credibilidade), Murtazin ainda afirma que Stephen, estaria renunciando ao cargo este ano, voltando assim para o lar-doce-lar microsoftano.

O rumor começou logo após o Google comprar a Motorola, reforçadas no final do último ano pelo banco dinamarquês Danske Bank. A Microsoft estaria querendo seguir os passos da empresa de Mountain View, adquirindo uma empresa de hardware para fazer os seus próprios aparelhos (como a Apple), e o mais importante, conseguir um arsenal de patentes para defender as empresas que usam o Windows Phone 7. Mas diferentemente do que o Google fez com a Motorola, os novos aparelhos sobre o comando da MS não teriam a alcunha Nokia.


Em suma é isso. Porém a pergunta é: será que é verdade? O que faria a Nokia sem seus aparelhos mais lucrativos? A Nokia e a Microsoft já desmentiram várias vezes essa mesma história, mas como uma nuvem de tempestade, ela ainda paira nos céus do HQ da Nokia em Espoo. Vale lembrar que Eldar já acertou sobre a parceria das duas empresas (e errou sobre o fim do N9), e que uma postagem no blog oficial da Nokia, o Conversations, tem colocado a pulga atrás da orelha de muitos (ou da minha, pelo menos).


McDowell teria menos "brinquedos"
como CEO da Nokia.
Nessa publicação, Mary McDowell chefe dos celulares mais simples da Nokia (parte que sobraria a empresa), responde que sim a pergunta de Karen Bartlett, sobre se a Nokia estaria pronta para ter uma presidente mulher. Ainda no texto, McDowell diz...:
"Na realidade, a distinção entre um smartphone e um telefone é bastante técnico, e quando o consumidor pensa sobre um telefone inteligente, ele pensa em acessar a internet, download de aplicativos, uma tela agradável... e estas são todas as coisas que podemos, e não , entregar com Series 40".
 ... o que nos dá a impressão que ela pensa que os S40 (C3, Asha's) poderiam seguir sem os smarts.


Verdade ou não, só nos basta esperar, e quem sabe ter uma posição sobre o rumor na CES semana que vem por parte das empresas. Enfim, eu torço que isso não aconteça, acho que a Nokia ainda tem um longo caminho a precorrer com smartphones. E caso realmente aconteça, vai entrar para a história da tecnologia, assim como os primórdios de Apple e Microsoft nos mares do Vale do Silício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digita ai, se você quiser comentar... Não vale xingar a mãe do blogueiro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...