terça-feira, 23 de agosto de 2011

O Curioso: Porque algumas imagens carregam de baixo para cima?

de R. Cônego Miguel Giacca, 2 - Criciúma - SC, 88801-030, Brasil



Navegando pela Internet você já notou que ocasionalmente tem imagem carrega de baixo para cima, diferente das demais? E já se perguntou o porque disso? É uma dúvida recorrente na rede, basta procurar no Google, mas não tem muitas respostas. Este blog pesquisou e encontrou uma explicação, pode não ser a correta, mas tem lógica.

Primeiramente você vai ter uma certeza: este fenômeno ocorre com imagens em formato .bmp (o bitmap popular do Paint), como essa ai em cima que, dependendo da sua conexão, você pode perceber. Agora uma segunda pergunta, o que tem o .bmp de diferente de outros formatos (como .jpg, .gif) que o faz ter esse comportamento? Mais um pouco de pesquisa e outra resposta: a origem da imagem.

Cartesiano é o meu pastor e a resposta vai me dar.

Lembra do plano cartesiano que você aprendeu na escola? Pois bem, lá a origem das coordenadas de um ponto (aqui os pixels da imagem) é o eixo central, onde cruzam-se os dois eixos X e Y. Parte positiva para cima e negativo para baixo, no eixo Y e parte positiva para a direita e negativa para a esquerda, o eixo X. 

O que acontece é que as .bmp's tem sua origem (0,0) no canto inferior esquerdo, o que em outros formatos deve haver um tratamento, uma função que converta o sentido da origem. Tal como o plano cartesiano, as .bmp's vão carregando a linha 1, a linha 2, a linha 3, e como pode ser observado no exemplo acima, o sentido é subir pelo eixo Y. 

Uma explicação plausível dessa manolice das .bmp's.


Colabore: se você tiver conhecimento e encontrar algo errado, comunique-me nos comentários e eu dou o update. Ah, mas tem que ter alguma referência ok?

3 comentários:

  1. Nunca tinha percebido isso... cheguei a dar um ctrl + F5 aki no meu navegador pra perceber euheuheuheueh... interessante

    ResponderExcluir
  2. É mesmo, fica mais difícil em conexões rápidas e imagens pequenas.

    ResponderExcluir

Digita ai, se você quiser comentar... Não vale xingar a mãe do blogueiro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...