terça-feira, 15 de setembro de 2009

Mascote Mania



Rabiscando num bloco de notas que meu irmão trouxe do fisl10, pensei: porque não aproximar meus leitores do mundo do software livre através deles, os simpáticos mascotes?! Vamos abrir mais o nosso olhar e não fazer careta, pois foi-se o tempo que software livre é coisa de nerd, está tudo cada vez mais usual. Portando hoje quero dar ênfase a esses projetos livres que mudam a forma de que vemos o mundo da informatica.


Vemos ai os mais famosos mascotes do mundo livre. Sei praticamente todos, como vêem, cada um tem um projeto. Neste caça-mascotes de meu tempo livre, vemos: Redhat; Gimp (Wilber); GNOME; Emule; Ruby;  Nautilus; GNU; OpenOffice.org; Inkscape; FreeBSD; Firefox; Blender; Tux (Linux); Java (?); OpenSuse; KDE; Thunderbird; Mozilla; Amarok; VLC; Debian; MySQL; Python e PHP.


Não sei por que agares o meu sistema preferido, Ubuntu, não está ai, mas é representado pelo Debian, co-irmão.


Bom, o que se pode fazer com esse projetos, muita coisa é evidente, mas ao usuário final? Bom nós podemos usar no dia a dia diretamente, pois há aqueles nos rodeiam em várias situações. Quem navega na Globo.com está usufruindo do SO. Vejamos:


Gimp: é um manipulador de imagens. Para os Windowsnizados é um Photoshop livre, gratuito, sistema de camadas, vários filtros, plugins, etc. Confira em: http://www.gimp.org.


Emule: este é popularzissimo! Conhecido como o programa de baixar música, é atualmente uns que mais funcionam, trazem resultados, pois Limeware está um lixo realmente. Baixe, com consciência, em: http://www.emule.org/.


OpenOffice.org: é uma ótima alternativa ao caríssimo Microsoft Office, e praticamente não deve nada ao concorrente fechado. Digo isso porque temos que ser realistas, algumas coisas ainda não são tão práticas. Ainda. Confira em: http://www.openoffice.org/.


Firefox: com mais de 20% do mercado atualmente, conserteza você já usou ou já ouviu falar neste navegador concorrente ao Internet Explorer. Fácil, rápido, seguro e presonalizável são poucos adjetivos para esse esplêndido navegador. Baixe-em http://www.firefox.com/.


Agora sobre as versões do Linux, teço um comentário sobre a que uso: Ubuntu. Já conheci poucas das diversas versões de Linux, e até o momento nenhuma mais me satisfez como o Ubuntu. É muito simples, desde a instalação até o uso final. Até o CD você pode requerer em download, ou por encomenda em http://shipit.ubuntu.com/. Gratuitamente.


Então e ai? Agora que já sabe algo mais sobre esse universo bem racional e usual, está mais aberto a novas experiências? Conheça, ai poderá ter uma opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digita ai, se você quiser comentar... Não vale xingar a mãe do blogueiro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...