Só no pó... Não, não é esse pó que você está pensando. |
Você já pensou como o leite pode virar um pó? Para quem já pensou que o dito cujo era feito congelando o leite e depois ralando essa pode ser uma curiosidade muito interessante.
O leite em pó é produzido num processo fisíco de "quase secagem", onde a través da introdução de ar quente num sistema (como pode ser visto na ilustração), o leite vai perdendo gradualmente a sua porcentagem de 90% em água. Não secar o líquido todo de uma vez é o processo fundamental para a manutenção dos nutrientes do produto.
Salientei "quase secagem", pois o processo é um pouco diferente do comum. Como o leite não pode ser fervido até toda a sua água evapore, então ele escorre por paredes metálicas verticais com temperatura de 70°C evaporando 50% de sua liquedade, tornando-o um ser pastoso.
No próximo passo, essa massa é borrifada em minúsculas gotas em um quentíssimo jato de ar quente (a 180°C) que remove o restante da água, transformando a gota em um grão de leite seco. Dependendo do tipo, eles podem ser separados em flocos, granulado e pulverizado.
Este fato explica porque duas colheres de sopa de leite em pó renderem um copo de leite comum (por mais que, particularmente, não fique a mesma coisa), é devido a sua concentração ser superior. Com uma lata de 400g gramas é possível fazer até 3 litros de leite (2 colheres, 26g; 400/26 x 1 copo, 200ml). E claro, o preço também é concentrado, um lata hoje custa em média R$ 7,00.
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digita ai, se você quiser comentar... Não vale xingar a mãe do blogueiro.