domingo, 4 de setembro de 2011

Nokia C3: para ser social

de Lauro Müller - SC, Brasil
A empunhadura permite a operação confortável.
Embora tenha tido possibilidade de escrever com propriedade sobre o Nokia C3, fiquei postergando essa publicação por muito tempo. Porém nestes mais de 6 meses que estou com o presente da Nokia Brasil, o qual concluo o agradecimento com essa postagem, pude ainda melhor entender esse aparelho. Sem mais delongas, vamos a ele.

Para ser social: este é o objetivo deste aparelho. E devo esclarecer é um celular com jeitão de smartphone, mas não chega a ser. Aviso isso pois muita gente já se decepcionou comprando um C3 achando que ira ter um iPhone. Nesta situação é muito bom saber o que se está comprando para não haver arrependimentos. 


Tela inicial personalizável.
O Nokia C3 é um aparelho que, se comparados aos outros teclado completos da concorrência, ganha disparado. Isso porque, como já disse, ele traz elementos de aparelhos mais complexos, como o destaque a Loja. Nenhum celular concorrente nesta faixa contém um centro de programinhas para instalar e aumentar as funcionalidades do aparelho. Exemplo, com o aplicativo s40Reader eu posso ler documentos em Word e PDF, função que não existe originalmente nele. Entre gratuitos e pagos, você pode obter novos jogos, programas para redes sociais, temas para mudar a cara do sistema, toques, enfim, tornar o seu C3 mais adaptado a você.


Com um cadastro você pode aproveitar vários apps diferentes.

Para cumprir a função social desde o início, o C3 conta com aplicativos para as redes sociais Facebook, Twitter; para ler e-mails com Gmail, Yahoo, Hotmail, Ovi (serviço de e-mail Nokia); bater papo via MSN (Live Messenger), Gtalk, Yahoo, Ovi Chat.
Gerencie várias contas.

O Comunidades abriga as contas de Twitter e Facebook. Isso mesmo, as contas, você pode gerenciar mais de uma ao mesmo tempo. A parte do Twitter é mais básica, dá para postar e ler, ver as menções, ver os tweets favoritos, acessar as DMs e visualizar perfils. Porém outras funções como retuitar, pesquisar hashtags, seguir pessoas, você não conseguirá até o momento. O motivo de dizer isso é que o Nokia C3 recebe atualizações no seu software, podendo ser atualizado direto no aparelho ou via PC, o que pode incluir mais funções e correções de erros do sistema do aparelho. Contudo você pode baixar na Loja o aplicativo Snaptu, que proverá tudo isso.

Apesar a interface amigável, o app não é muito completo.

Em contrapartida, o aplicativo do Facebook manda bem, você pode comentar, curtir, postar e visualizar fotos, postar no mural de outras pessoas, adicionar amigos, e inclusive ligar para o seu amigo (caso ele tenha cadastrado o número) diretamente daquele ponto.

Acesso ao mural, inclusive com filtros.

Agora se o seu assunto é bater papo, o Nokia C3 conta um leque bem grande de serviços de chat, tendo até o chat para quem criar uma conta Nokia. Falando um pouco sobre ela, se você tem outro aparelho Nokia, sabia que é possível sincronizar os compromissos do calendário, as notas e os contatos, mantendo tudo igualzinho automaticamente, e podendo gerenciá-los via internet. Pode servir assim também como uma cópia de segurança. 

Você pode conversar em vários serviços.

Voltando a falar sobre o chat, nele pode-se adicionar, bloquear, remover contados, inserir emocations, alterar status do perfil, ainda deixa o programa rodando em segundo plano, enquanto faz outras tarefas, sendo apenas interrompido quando alguém falar com você. Esta é outra diferença do C3 para para um smartphone real, a multitarefa. Ela significa o seguinte, parar qualquer programa a qualquer momento e alternar entre eles. No C3 os e-mails, chats, comunidades, radio FM e música podem ficar em segundo plano.

Recargas, rs.

Por falar em chat, uma forma muito legal do C3 organizar os seus SMSs é como uma conversa com o contato, como se vê acima.

Para os emails, consegue-se fazer as tarefas rotineiras de uma conta de e-mail, enviar, receber, incluir um anexo, nada muito diferente do comum.
Organização do aplicativo de e-mail.

Bom, falando bem sobre as características marcantes deste aparelho no software, agora é a vez do hardware. O Nokia C3 trás o renome de uma das maiores fabricantes de celulares do mundo. O design é bonito, e as costas metálicas dão um ar ainda maior de elegância. Apesar de ser um pouco maior do que as pessoas estão acostumadas, o C3 fica justo e leve na mão. Alguns criticam a pintura das direcionais que eventualmente descascam, porém nas mãos deste que vos escreve, somente agora pode-se ver um pequeno ponto. Porém, cuide bem dele, principalmente as garotas com seus brincos, pois isso pode arranhar a tela dele.

Tampa metálica que dá mais sofisticação ao C3.

No kit do aparelho inclui-se um cartão de 2GB, fone de ouvidos com fio, uma bateria que dura muito, algumas vezes uma semana longe do carregador (mas lembro que o meu ritmo é dividido com o Nokia 5530). O cabo USB, o Bluetooth, Wi-fi completam a conectividade do C3, podendo assim transferir as fotos, vídeos e músicas com e sem fio, além de se conectar a internet sem gastar seus créditos.

As entradas micro-USB e cartão de memória são protegidos por capa.

Espero que tenham gostado desse texto, que com certeza deixou alguns pontos de lado, mas que você sempre pode perguntar nos comentários.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...